top of page

Fonte de inspiração: conheça a história do pediatra Tio Cecim

Atualizado: 22 de nov. de 2021

A Clínica Infantil Tio Cecim atende crianças e jovens de zero a 21 anos no Centro de Florianópolis. Com um time de 31 médicos pediatras e especialistas em diversas áreas de atuação em pediatria, ela se destaca com um atendimento que busca tratar a criança e o adolescente de forma holística. Essa conquista é fruto do trabalho de um médico que sempre buscou o melhor para seus pacientes. Foi a realização de um sonho para o Dr. Cecim El Achkar, também conhecido como o Tio Cecim.


Natural de Piraí do Sul, no interior do Paraná, Dr. Cecim, que é filho de imigrantes libaneses, escolheu Florianópolis para viver e fazer sua carreira. Sua história começou em 1971, quando veio para a capital cursar Medicina na UFSC. Durante o período acadêmico, fez estágios no Centro de Saúde de Florianópolis, onde atendia crianças de dois a 12 anos durante quase um ano. Participou duas vezes do Projeto Rondon, um em Bocaina do Sul, interior de Santa Catarina, e um em Frei Miguelinho, interior de Pernambuco, além do campus avançado em Santarém, no Pará. Em 1979, fez residência no Hospital Edith Gama Ramos  e em 1980 no Hospital Infantil Joana de Gusmão, lugar onde adquiriu grande experiência em pediatria.


Em 1996, decidiu que queria abrir sua própria clínica, para atender melhor as crianças e agregar mais pediatras e especialistas, e para que em um único local as famílias pudessem ter o tratamento mais completo possível para seus filhos. Foi então que surgiu a Clínica Tio Cecim, bem no centro da cidade. “Florianópolis não tinha um lugar de pronto-atendimento especializado em pediatria particular que conseguisse atender a criança em tempo integral. Foi então que tive a ideia de criar a clínica, que é um local onde eu posso dar um atendimento na prevenção, no acompanhamento e no tratamento das principais doenças  que acometem as crianças. Foi a realização de um sonho”, lembrou o médico.


Segundo o Dr. Cecim, a criança precisa receber orientações sobre a saúde física, emocional, educacional e nutricional, com toda a atenção possível. Por isso a ideia de criar um lugar acolhedor, onde o paciente possa receber o tratamento holístico. A estrutura da clínica é um dos destaques da Tio Cecim: além de contar com um corpo médico selecionado e qualificado, o local possui sala de amamentação e consultórios onde a criança pode ser tratada de quadros infecciosos agudos que exigem um tempo maior e/ou ações de retaguarda. Além disso, há um material educativo com informações sobre cuidados no dia a dia com as crianças e o projeto “Coma uma fruta hoje”, onde elas comem as frutas disponíveis na clínica.


Imunização


O maior avanço da Medicina realmente foram as vacinas, que são grandes diferenciais no mundo. Elas acabaram com as grandes epidemias, que matavam milhões de pessoas e que ainda matam onde a vacina não chegou. Nos locais onde as vacinas são aplicadas de maneira universal, doenças como paralisia infantil, tétano, varíola, meningites, difteria, sarampo, rubéola, tifo e gripes estão praticamente extintas.


Por isso, cada vez mais orientamos os familiares para que mantenham a carteira de vacinação atualizada. As vacinas que não são contempladas no serviço público, e que fazem parte do calendário vacinal, estão disponíveis na Clínica Tio Cecim.


E não pode parar…


Hoje com 65 anos, Dr. Cecim está aposentado desde 2012 do Hospital de Florianópolis, mas continua atendendo seus pacientes em sua clínica. Estudioso e sempre atento às novidades, ele continua participando de seminários, dando palestras e adquirindo conhecimento para ajudar ainda mais seus pacientes. Ele se sente uma pessoa realizada, mas não quer parar tão cedo, pois ainda espera ser fonte de inspiração para muita gente. “Sou apaixonado por atender criança e me sinto realizado até esta parte da vida. Agora, nos próximos 35 anos, espero poder ajudar muito mais. Busco novas realizações, com certeza”.


As principais bandeiras são a amamentação, um movimento contínuo de orientação e a capacitação, além de campanhas para doação de leite materno. Uma outra bandeira é a construção de um hospital pediátrico em Florianópolis, porque a cidade não possui nenhum leito pediátrico particular para atender as crianças que não têm vagas no hospital público.


A importância da água


O Dr. Cecim ressaltou a importância da água para o desenvolvimento de uma criança desde o sexto mês de vida, mas chamou atenção para a necessidade de avaliar a quantidade de sódio no produto: “Sempre indico água mineral de baixo sódio ou água filtrada para o consumo. Crianças a partir do sexto mês já podem consumir esta água. Os bebês que, de alguma forma, deixam de mamar, podem consumir água a partir do primeiro mês, misturada com o leite em pó”, disse o médico, que também confirmou a necessidade de a mulher que amamenta beber muita água. “Com baixo sódio”, lembrou.


A Água Mineral Santa Rita possui um dos mais baixos índices de sódio do mercado e um PH adequado em sua composição química, o que garante uma água mineral de qualidade.


Infográfico Gratuito: 10 doenças que podem ser prevenidas bebendo água
bottom of page