Problemas na voz? Descubra porque beber água pode te ajudar

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Se você está sentindo que está com algum problema na voz, beber água pode ser uma das soluções simples pra te ajudar!


Por isso, neste post, vamos te explicar porque beber água faz tão bem para a sua voz. Vem com a gente!


Como funciona a produção da voz?


Antes de esclarecermos para você o porquê de a água fazer bem para a voz, é preciso explicar um pouco sobre a anatomia das pregas vocais, conhecidas popularmente como cordas vocais e, também, como ocorre o mecanismo de produção da nossa voz.


As pregas vocais, anatomicamente, são estruturas musculares cobertas por uma mucosa e, essa mucosa, possui um aspecto gelatinoso. As cordas vocais estão localizadas na laringe, que é um órgão do sistema respiratório, e, nesse órgão há um constante fluxo de ar proveniente da nossa respiração. Esse fluxo de ar é o responsável pela vibração das nossas pregas vocais, e, essa vibração faz parte da produção da nossa voz.


Agora que já foi explicado, resumidamente, sobre a anatomia das pregas vocais, podemos falar sobre como a nossa voz é produzida.


Bom, a nossa voz é produzida através da vibração das cordas vocais devido a um fluxo de ar expiratório vindo dos nossos pulmões. Ao falarmos, as pregas vocais se juntam, e o ar que passa por elas as faz vibrar. Esse ar passa por todo o nosso trato vocal (composto, resumidamente, pela faringe, boca e nariz), é modificado pela articulação da nossa boca, para produzirmos as palavras, e nossa voz é produzida.


Porém, para que a vibração das pregas vocais ocorra sem alterações, e para que a nossa voz seja produzida normalmente, sem rouquidão, sem dor, ou algum outro aspecto anormal, é necessário que as nossas cordas vocais consigam vibrar plenamente na nossa laringe.


Mas, então, como garantir que a vibração das cordas vocais ocorra de uma maneira correta? Iremos explicar a seguir!


Por que beber água pode te ajudar com problemas na voz?


Pregas vocais não hidratadas se tornam ressecadas e rígidas, o que acaba comprometendo a sua vibração, trazendo consequências negativas para a nossa voz, como as disfonias (que são alterações ou dificuldades na emissão da voz).


Assim, beber água pode ajudar com problemas na voz porque mantém as mucosas das pregas vocais hidratadas, e isso faz com que elas vibrem com uma maior facilidade e produzam uma voz sem alterações.


É importante salientar que, a ingestão de água deve ser frequente ao longo de todo o dia e em pequenos goles, de preferência a cada 30 minutos. Isso se deve ao fato de que o nosso corpo demora um pouco para absorver a água que ingerimos, por isso, é necessário que a ingestão de água seja constante, para mantermos o corpo sempre hidratado.


Desse modo, de acordo com a pesquisa intitulada "Hidratação vocal em profissionais e futuros profissionais da voz", publicado na Revista CEFAC, é de extrema importância que se beba bastante água ao longo de todo o dia, principalmente os indivíduos que trabalham usando a voz diariamente por longos períodos de tempo, como, por exemplo, professores e atendentes de telemarketing.


Beber água é um ato de amor ao nosso corpo e a nossa voz, por isso, lembre-se sempre de carregar uma garrafa de água Santa Rita com você e de se hidratar constantemente ao longo do dia. E, fique atento a quantidade de água que nosso corpo precisa de acordo com a nossa idade e peso.





348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo