top of page

A escolha da água pode interferir na qualidade do café? A gente responde para você

Atualizado: 9 de fev. de 2023


Que o café é a bebida mais consumida do nosso país, todo mundo sabe, não é? Há quem goste dele fraquinho, outros forte e encorpado, e há também quem prefira o famoso pingado (com um pouquinho de leite só).


A Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC calcula que o consumo médio do brasileiro é de aproximadamente 4,8 kg de pó torrado e moído por ano, em uma escala mundial de consumo, nós somos o segundo país que mais consome a bebida no mundo. Por isso queremos trazer algumas dicas no preparo dessa bebida presente na vida de milhões de brasileiros.


Como acertar na escolha ideal da água para o café


Então, cerca de 98% do que está ali na sua xícara é água. Existe a água certa e nós vamos te dizer qual é.


O ideal é que você escolha uma água limpa, fresca, sem gosto e translúcida.


Não é legal utilizar água filtrada, nem mesmo pelo famoso filtro de barro, já que ele deixa o líquido com aquele gosto característico de terra e isso, com certeza, vai alterar o gosto do seu café.


Ah, a água da torneira também não é indicada. Normalmente ela vem com uma quantidade elevada de cloro para se manter adequada para o consumo, então, se a sua escolha é essa, além de não favorecer a sua saúde, saiba que essa água pode alterar o gosto da sua bebida também.


Sempre dê preferência à água mineral.


Quando você escolhe a água rica em minerais para fazer a filtragem do seu café, você colabora para que a bebida seja filtrada de maneira mais adequada, já que os minerais que compõem a água auxiliam nesse processo.


O processo de filtragem do café, nada mais é do que passar pelo pó do café uma água com qualidade o suficiente para extrair dele o máximo de sabor e deixar o seu cafezinho ainda mais fiel e gostoso, popularmente essa etapa é conhecida como a hora de coar o café.


É muito importante que você preze pela qualidade da água no preparo de tudo aquilo que vai te servir alimento. Quando você escolhe uma água sem qualidade há um impacto, não só no sabor, mas na sua saúde também.


Se a água é mineral, eu preciso fervê-la?


A resposta para essa pergunta é sim! A temperatura é extremamente importante no processo de coar o café, por isso é necessário deixar a água na temperatura ideal para não queimar o pó do café e alterar o gosto da bebida.


Sabemos que a água ferve quando atinge a temperatura de 100° graus, então assim que a água entrar no processo de fervura, desligue e jogue um pouco de água quente no filtro que você está utilizando, seja ele de papel ou de pano, durante esse processo a temperatura atingiu a marca de 96° graus e está pronta para ser utilizada no processo de coar a bebida, pois já não há mais o risco de queimar o pó do café.


Como preparar um bom café e quais os benefícios da bebida para a saúde


Nós já revelamos metade do segredo para um bom café, a escolha da água, a outra metade é a qualidade do pó de café que você está utilizando, um produto de boa qualidade deixará o seu cafezinho ainda mais fresco e gostoso.


Para um café nem muito fraco e não muito forte, você pode escolher seguir da seguinte maneira:


  • Uma colher de sopa no capricho de café para cada 250ml de água mineral.


Deixe para adoçar a bebida na hora do consumo, para isso, uma ótima escolha de açúcar é o mascavo, mas você pode utilizar o produto da sua preferência. Há quem goste dele sem açúcar, com chocolate…


Essa bebida tão popular, quando consumida de forma equilibrada, pode fazer muito bem para a saúde de quem consome. Uma pesquisa da revista British Medical Journal indica que o consumo de aproximadamente três xícaras de café por dia podem trazer benefícios à saúde, como:


  • Evita a possibilidade de desenvolver câncer, pois protege as células;

  • Reduz o estresse e previne a depressão;

  • Tem ação antioxidante, pois é rico em polifenóis;

  • Previnem o diabetes tipo 2;

  • Melhora o funcionamento do coração;

  • Auxilia o combate ao elitismo e uso de drogas;

  • Previne a osteoporose.


Não é uma maravilha? Além de ter um sabor muito marcante, popular e acessível, o café pode trazer benefícios muito relevantes à sua saúde.


Agora que você já sabe que existe uma água ideal para o preparo, a forma certa de coar o café e como prepará-lo, esperamos que você desfrute ainda mais de momentos do bom e velho cafezinho.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page