Fonte de Inspiração: conheça a história do Grupo Juriel

27 de setembro de 2016. Categoria(s) Fonte de Inspiração

Grupo Juriel

Alguns herdam dos pais a cor dos cabelos, outros a estatura avantajada. Alguns veem no sorriso o reflexo do pai, em outros é a habilidade com os pés em um campo de futebol que faz a ligação entre gerações. Mas em alguns casos o que pode ser transmitido nos genes e nas atitudes é, além de tudo isso, o tino para o empreendedorismo.

E esse é justamente o caso da família Ramlov, de Rio do Sul, no Alto Vale catarinense. Os patriarcas Wilmar José Ramlov e Maria Goretti Ramlov criaram três filhos sem luxos, mas com a ideia de trabalho árduo.

Grupo Juriel

O filho Riciéri Ramlov, por exemplo, vendia rifas e cortava talos de cebola enquanto ainda era pequeno. E foi atrás de um balcão de uma pequena mercearia adquirida pelos seus pais em 1997 que ele começou a entender o conceito que iria permear toda a sua vida de negócios: o foco em pessoas.

– Temos de valorizar as pessoas, já que todas as empresas, instituições e grupos são  formados por pessoas. Isso é algo realmente presente na personalidade de quem eu admiro – afirma Riciéri, 31 anos, diretor financeiro do Grupo Juriel e vencedor do prêmio Jovem Empreendedor da Revista Sucesso em 2012.

Aos poucos o comércio da família foi crescendo, assim como a vontade de expandir para novos horizontes. E isso aconteceu em 2005, com as primeiras vendas da Juriel, um mercado atacadista que começou com apenas três veículos. Dois anos depois, foi percebida a necessidade da criação de uma transportadora para garantir a qualidade, o controle e a agilidade no processo logístico da Juriel e de todos os seus clientes. Nascia assim a transportadora e o Grupo Juriel.

Apesar de se consolidar como uma das empresas referências na região, a vontade de empreender continuou firme na família. Em 2009, uma oportunidade bastante doce apareceu e foi integrada às atividades: uma distribuidora especializada em salgadinhos, pipoca e vários outros tipos de doces. Depois, abriram uma filial em Lages, na região serrana, e criaram uma linha própria de doces e salgadinhos em parceria com uma empresa terceirizada.

Grupo Juriel

Hoje, a holding do Grupo Juriel reúne cinco unidades de negócio e 62 funcionários. Em todo esse tempo, o comando da empresa ficou dividido entre os três irmãos e o patriarca da família. Mas… e a palavra final? Bem, essa segue a mesma dentro e fora de casa.

– Sempre discutimos todas as questões estratégicas em família, mas a palavra final segue, como sempre, sendo do meu pai, o Wilmar – brinca Riciéri.

Essa forte presença familiar é vista em todas as esferas do grupo, seja no nome (Juriel é uma junção dos nomes dos três irmãos Júnior, Riciéri e Elieser) como na fonte máxima de inspiração dos filhos, em especial de Riciéri.

Grupo Juriel

– Pesquiso sempre sobre histórias e pessoas inovadoras, mas a pessoa que mais me inspira até hoje é meu pai. É para ele que a gente procura dar orgulho todos os dias e mostrar que estamos aprendendo o que ele ensinou – explica.

O pensamento, agora, é nas próximas gerações da família e na manutenção da empresa com a cara da família Ramlov.

– As fotos dos meus sobrinhos e da minha filha já estão espalhadas nas salas do grupo. Agora temos de começar a prepará-los. Mas nós, os mais velhos, ainda temos “bastante camisa para suar” e vamos fazer muito ainda!

Mas seja na vida privada ou no mundo dos negócios, o foco da família Ramlov sempre seguirá sendo as pessoas.

O Grupo Juriel é cliente da Água Mineral Santa Rita desde 2005. Pelo parceria, pelo respeito e pela história de sucesso da família, fizemos questão de compartilhá-la com nossos leitores na série Fonte de Inspiração.

CTA_rotulo