top of page

Sala de espera: 6 dicas para deixar o ambiente agradável

A qualidade dos profissionais e dos serviços costuma ser o grande atrativo de clínicas e escritórios para conquistar e manter clientes e pacientes. Porém, receber bem as pessoas desde a chegada ao local aumenta as chances de que elas retornem. Por isso, é fundamental que a sala de espera seja um ambiente agradável e confortável.


Se você já tem uma sala de espera, aproveite este post para checar se está tudo em ordem. Listamos 6 itens fundamentais para garantir que seu estabelecimento está causando uma ótima primeira impressão. E para quem está pensando em investir em uma sala de espera, aproveite as dicas para começar bem o novo empreendimento. Vamos lá?


1. Escolha móveis funcionais


Quando pensamos em uma sala de espera, garantir o conforto é fundamental e, por isso, os móveis fazem toda a diferença. Além de confortáveis, eles devem ter tamanho adequado ao espaço. Na hora de escolher as cadeiras, leve em consideração a ergonomia, o material do assento e também do encosto.


Hoje em dia existem muitas opções no mercado, capazes de aliar design e conforto. Poltronas muito grandes, por exemplo, podem não ser tão confortáveis, além de ocupar o espaço livre da sala e comprometer a circulação das pessoas. Observe também a quantidade de cadeiras, não exagere, preserve um distanciamento harmonioso entre elas.

Fique atento ao posicionamento das cadeiras na sala de espera. É bom evitar que os pacientes e acompanhantes fiquem de costas para a porta de entrada, pois pode ser desconfortável. Uma mesa de apoio pode ser bem-vinda, desde que não atrapalhe o fluxo na sala.


2. Capriche na decoração


Ter uma sala de espera bem decorada não significa investir um valor alto e muito menos exagerar na quantidade de objetos de decoração. Como já falamos, o conforto é o aspecto fundamental da sala de espera e um ambiente bonito aumenta essa sensação nos clientes. Veja algumas dicas simples:


  • Evite cores muito chamativas, principalmente em ambientes de saúde. Mas tome cuidado com o branco, muito utilizado. Paredes totalmente brancas podem remeter a hospitais, se não tiverem nenhum acessório. Tons pastéis como bege, cinza e salmão são boas opções. Outra dica é aliar uma dessas cores com o branco.

  • Almofadas, quadros e pequenos arranjos de flores também ajudam a deixar a sala de espera mais aconchegante. Mas é fundamental que esses elementos sigam o mesmo estilo e garantam o conforto dos clientes.

  • Se estiver na dúvida sobre qual linha seguir na decoração, uma opção é incluir alguns objetos que remetem à especialidade do profissional.


3. Sirva água, café e lanchinhos


Deixar água à disposição de quem está na sala de espera é uma gentileza que não compromete o orçamento do seu negócio e causa uma ótima impressão.


O ideal é oferecer a água mineral em copos de 200ml ou até mesmo em pequenas garrafinhas de 300ml. Oferecer café e lanchinhos, como biscoitinhos doces e salgados, também é um diferencial. Importante oferecer água na temperatura ambiente e gelada, e o café não deve estar adoçado, ofereça açúcar e adoçante à parte.


Fique atento ao seu público, gestantes, diabéticos e idosos são mais suscetíveis a restrições alimentares demonstrar preocupação com isso é um sinal de cuidado que certamente vai contar pontos para seu estabelecimento.


4. Mantenha a sala de espera limpa


Em ambientes relacionados à saúde, os cuidados com a limpeza devem ser rigorosos. Ninguém consegue se sentir confortável em uma sala de espera descuidada e com sujeira. Por isso, invista em um bom serviço de limpeza e tenha uma atenção especial com o banheiro, além de limpo é importante que ele seja verificado periodicamente, para que não falte papel higiênico, sabonete ou toalhas secas.


5. Ofereça distrações


Para diminuir a sensação de espera e deixar o cliente mais confortável é importante oferecer algumas comodidades que vão tornar o tempo na sala de espera mais agradável. Disponibilize serviço de WIFI e deixe a senha em local visível, assim paciente e clientes podem se distrair nas redes sociais ou atender demandas de trabalho com mais conforto.


Uma televisão ligada é outra boa opção, mas fique atento ao conteúdo, para que seja adequado às pessoas que estão na sala em cada momento. Se possível, tenha o controle remoto em local acessível para mudar de canal. Oferecer revistas atualizadas, até mesmo livros de leitura rápida são boas estratégias para entreter na sala de espera.


6. Garante atendimento eficiente na sala de espera


Móveis confortáveis, decoração agradável e lanchinhos serão logo esquecidos se o atendimento dado pela equipe na sala de espera não for cordial, ágil e eficiente.

Além de fazer treinamentos periódicos com os atendentes, vale a pena investir em algum software dedicado a sua especialidade que integre todos os seus processos do escritório. Com isso, o atendimento será mais rápido e ágil e o relacionamento com o cliente ou paciente poderá ser personalizado.

Esperamos que as dicas tenham ajudado você a receber clientes e pacientes cada vez melhor. E se você ainda não oferece água mineral na sala de espera, quem sabe não está na hora de começar? Quer receber água mineral sem sair do escritório ou consultório? Acesse nossa loja virtual e escolha a melhor opção de água mineral para deixar sua sala de espera ainda mais especial.



413 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page