Substitutos naturais para o açúcar: conheça 3 boas opções

28 de junho de 2018. Categoria(s) Saúde

substitutos naturais para o açúcar, saúde, água

Quer levar uma vida mais saudável e utilizar ingredientes substitutos naturais para o açúcar? Veja quais são os alimentos alternativos que contribuem para sua saúde.

Quase todos os produtos industrializados disponíveis no mercado atualmente contêm açúcar, não só os produtos doces, mas também os salgados, como o molho de tomate, as conservas, os pratos congelados e até os embutidos. O tradicional açúcar refinado proveniente da cana-de-açúcar é o mais consumido no Brasil. Isso gera preocupação em profissionais da saúde e da nutrição, pois, de maneira geral, o açúcar traz malefícios ao organismo.

Trocar o açúcar por alimentos naturais e saudáveis é a melhor escolha para manter a saúde e o bem-estar.

Alguns alimentos em formulações integrais, sem compostos químicos, podem ser utilizados como substitutos naturais para o açúcar em receitas, sucos e chás mantendo o doce e o sabor de maneira muito mais saudável. Confira algumas sugestões!

Mel – doce por natureza, o mel possui propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes. Pode ser utilizado em receitas como um dos substitutos naturais para o açúcar, em uma proporção 25% a menos do que a quantidade indicada de açúcar e com tempo de cozimento menor, pois o mel queima mais rápido. O mel também pode ser utilizado para adoçar bebidas, inclusive consumido em temperatura ambiente, para não perder nutrientes, mas deve ser usado com moderação, pelo fato de ser calórico.

Leia também: Hidratação para bebês e crianças: qual a quantidade de água ideal por idade

Estévia – extraída da planta tropical Stevia rebaudiana, pode ser consumida de diversas formas e possui sabor muito doce. É disponibilizada no mercado em formato de pó, folhas verdes ou em forma de cravos. O produto é indicado, principalmente, para aqueles que possuem problemas de sobrepeso ou de diabetes, como um dos melhores substitutos naturais para o açúcar. Existem muitas marcas que devem ser evitadas, pois oferecem a estévia altamente processada.

Agaveé uma planta suculenta, nativa do México, da qual é obtido o xarope de agave, um néctar composto, principalmente, por frutose e que pode ser utilizado como substituto do açúcar, por seu alto poder adoçante. A planta agave é uma fonte de açúcar natural, sendo mais saudável quando comparado ao açúcar comum. Além disso, não altera o sabor dos alimentos e ainda possui baixo índice glicêmico, ou seja, não estimula o pico de insulina no sangue, o que evita o aumento da glicose e previne o acúmulo de gordura.

Leia também: Chás: dicas para a preparação da bebida

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a indicação da quantidade de consumo de açúcar foi reduzida de 10% para 5% do total de calorias diárias. Isso inclui todo o consumo de glicose, sacarose e frutose.

Embora as alternativas naturais ao açúcar refinado sejam muito mais saudáveis, devem ser consumidas em pequenas quantidades. Também é importante salientar que as alternativas naturais ao açúcar refinado são calóricas e devem entrar em qualquer dieta de forma controlada, de acordo com o gasto energético.

Alguns profissionais da saúde e pesquisas comprovaram que o mais indicado é não adoçar bebidas e alimentos. Mas se você ainda não está preparado para retirá-lo de vez da sua alimentação, substituí-lo por opções mais naturais já é um ótimo começo.

 

Fontes:

http://www.onu.org.br/cupula-da-onu-discute-formas-de-reduzir-numero-de-mortes-por-doencas-nao-transmissiveis/

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/25/estilo/1456400448_908284.html

https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/substitutos-naturais-acucar/