Sintomas de problemas nos rins: quais são e como prevenir  

14 de fevereiro de 2017. Categoria(s) Saúde

Sintomas de problemas nos rins

Os rins são órgãos essenciais à vida e têm entre as principais funções filtrar o sangue, controlar os níveis de sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio no organismo, além de auxiliar no controle da pressão e da quantidade de água no corpo e de estimular a produção de glóbulos vermelhos e vitamina D. Por uma série de questões (que veremos um pouco mais abaixo), estes órgãos podem não funcionar corretamente e trazer prejuízos para a saúde. Confira os sintomas de problemas nos rins e como os hábitos saudáveis podem ajudar o seu sistema urinário.

E é importante ficar alerta, porque a maioria das doenças nos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas fases iniciais. Por causa disso, as pessoas acabam descobrindo ser portadoras de alguma doença renal apenas quando ela está em estágio avançado, quando as funções dos rins já estão comprometidas e quase não há o que fazer. Ficar atento aos sintomas de problemas nos rins é o caminho para continuar saudável.

Os 9 sintomas de problemas nos rins

1 – Dor nas costas

Às vezes as dores nas costas são atribuídas à má postura no trabalho ou às noites de sono mal dormidas. Mas sim, elas podem ser sintomas de problemas nos rins. Ocorre que quando essa dor se mantém por dias, irradiando inclusive para as pernas, pode significar o mau funcionamento do sistema urinário.

2 – Falta de ar

A dificuldade para respirar mesmo sem ter feito qualquer esforço pode estar relacionada à falha nos pulmões causada pelo acúmulo de fluído que o corpo não consegue eliminar ou por uma anemia (falta de glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio para o sangue), que deixa o organismo debilitado.

3 – Fadiga e dificuldade de concentração

À medida que os rins falham, a produção do hormônio eritropoietina, responsável pela produção dos glóbulos vermelhos, os músculos e a mente se sentem cansados mais rápido que o habitual.

4 – Enjoos, náuseas e vômitos 

Estes sintomas são causados pelo acúmulo de ureia no sangue (como os rins não conseguem filtrar, ela se acumula). Eles podem causar perda de apetite, de peso, e fazer com que o estômago não consiga reter alimentos e líquidos.

5 – Urina diferente

Um dos primeiros sintomas de problemas nos rins aparecem quando os rins começam a falhar, mas que normalmente não são percebidos, é na urina. As idas ao banheiro se tornam mais frequentes, especialmente à noite. O xixi pode sair mais espumoso ou conter bolhas, pode ocorrer em maior quantidade, e ter uma cor pálida ou muito amarelada. Não são raros casos de sangue na urina, o que pode levar a episódios de incontinência urinária.

6 – Sensação de frio em qualquer época do ano

A anemia causada pelo mau funcionamento dos rins pode fazer com que a pessoa sinta frio mesmo no verão, quando as temperaturas são mais quentes. Calafrios, dormências e suor frio são sintomas relacionados.

7 – Gosto metálico na boca

Esse problema se dá por causa do acúmulo de resíduos no sangue, o que acaba provocando mau hálito a qualquer hora do dia. Além disso, o gosto metálico na boca acaba por fazer a pessoa perder o prazer em se alimentar, o que leva à perda de peso.

8 – Inchaço

É função dos rins controlar as quantidades de água e sódio no organismo. Quando eles não estão funcionando corretamente, há deficiência na eliminação do sódio e acúmulo de água, que causa edemas, especialmente nos pés e nos tornozelos.

9 – Erupções na pele ou coceira

As impurezas filtradas pelos rins, quando não expelidas pelo organismo, podem se acumular na corrente sanguínea e causar fortes coceiras e erupções na pele.

Como identificar precocemente os problemas nos rins

A melhor maneira de identificar as doenças ocasionadas pelo mau funcionamento dos rins é por meio de exames de sangue e de urina. O recomendado é que se busque ajuda médica sempre que tiver algum destes sintomas ou quando as dores se tornarem frequentes.

Orientações para o bom funcionamento do sistema urinário

Hábitos saudáveis de vida podem evitar o aparecimento de sintomas de problemas nos rins e até o aparecimento de doenças mais graves. Por isso a importância de manter uma alimentação balanceada, o peso ideal, praticar atividades físicas e, acima de tudo, beber água. Confira abaixo uma listinha de como fazer os rins funcionarem direitinho.

1 – Beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo, e os rins não ficam de fora. Confira neste link a quantidade ideal.

2 – Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

3 – Esperar a bexiga esvaziar completamente na hora de urinar.

4 – Manter uma dieta saudável e equilibrada. Evitar sal, gorduras, carnes vermelhas e doces em excesso. Manter-se no peso ideal. O sobrepeso pode sobrecarregar os músculos do períneo e prejudicar os reflexos urinários.

5 – Não ficar longos períodos sem urinar. Se isso acontecer é um recado do organismo dizendo que você está ingerindo pouco líquido, o que pode causar infecções urinárias. Também não se deve beber grandes volumes de água em pouco tempo, porque vai causar urgência para urinar.

6 – Verificar sempre a pressão e controlar o diabetes.

7 – Não usar medicamentos sem orientação médica.

8 – Praticar atividades físicas regularmente sem esquecer de levar água para hidratação.