Saiba como calcular a quantidade de bebidas para uma festa

30 de dezembro de 2019. Categoria(s) Receitas

bebida-por-convidado

Quer saber como calcular a quantidade de bebida por convidado? Esse post vai te ajudar nessa missão 🙂 

Fim de ano batendo à porta e, certamente, você já está organizando aquela festa em família, uma recepção para amigos ou algum outro evento. E, nesse momento, uma das maiores dificuldades é definir quantidade, especialmente das bebidas que serão servidas durante o evento.

E, para que você possa realizar esse cálculo com sucesso, é importante levar em consideração: 

1 – O número de convidados e sua faixa etária 

O primeiro passo, certamente, é ter uma boa noção sobre o número de convidados que participarão do evento. Além disso, levar em consideração a faixa etária é outro fator importante. Se houver crianças, uma dica é fazer duas listas de convidados, separando o número de adultos e crianças. Além da quantidade ser diferente para esses dois casos, normalmente o tipo de bebida também é diferente, se considerarmos um consumo de um adulto de 35 e uma criança de 5, certo? 

2 – Cardápio e tipos de bebida 

O cardápio de uma festa de Ano Novo costuma ser bastante diferente de um churrasco de domingo. Portanto, definir quais as comidas e aperitivos serão servidos é igualmente importante para determinar a quantidade de bebida por convidado.  


E, da mesma forma, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas também podem variar de acordo com o cardápio do evento. Portanto, defina: 

  • Quais as bebidas não alcoólicas que serão servidas: Água Mineral Santa Rita com gás e sem gás, sucos, refrigerantes, água de côco, etc.  
  • Quais as bebidas alcoólicas que serão servidas: cervejas, vinhos, destilados, etc. Aqui vale outra observação, atente-se ao preparo de drinks, nesse caso o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar significativamente. 

 

Leia também: Kombucha: benefícios e dicas de receitas simples

 

3 – O horário em que o evento ocorrerá 

Outro ponto muito importante é o horário em que o evento ocorrerá. Afinal, assim como o cardápio pode ter alterações, de acordo com o horário do dia, as bebidas também costumam ser diferentes. Um evento que acontece durante o dia, certamente terá um consumo maior de água que um evento que acontece durante a noite. 

4 – O clima e a duração do evento

Quanto mais quente o dia estiver, maior a quantidade de bebidas que será ingerida pelos participantes, de forma geral. Sejam eles adultos ou crianças. 

Outro fator igualmente importante é ter em mente um tempo aproximados da duração da festa. Alguns organizadores de festas costumam estimar em torno de 4 horas de duração para eventos mais simples como recepções e aniversários. 

 

Tendo claras essas informações, é hora dos cálculos:

 

Para uma festa de aniversário infantil: 

  • Água: Considerando que em um aniversário infantil haverá pouca variedade de bebidas, estima-se o cálculo de 200ml a 400ml por convidado. Você pode, ainda, considerar 200ml para crianças e 400ml para adultos. 
  • Sucos ou refrigerantes: 600ml por convidado. Caso você pense em servir chás e outras bebidas não alcoólicas, você pode considerar 400ml de cada, por convidado. 

Para uma festa de aniversário adulto ou jantares (inclusive ceias de Natal ou Ano Novo):

  • Água: 300ml a 500ml por convidado, podendo variar para mais, de acordo com a temperatura, já que noites mais quentes, costumam pedir mais hidratação 🙂 
  • Cerveja: 800ml a 1 litro de cerveja por convidado. 
  • Vinho ou espumante: neste caso vale avaliar se serão  servidos também cerveja e outros drinks. Se não houver outras bebidas alcoólicas, o cálculo é de aproximadamente meia garrafa por convidado (uma garrafa geralmente possui cerca de 750ml, portanto calcule para meia garrafa – 375ml). Caso possua cerveja e outras bebidas, considere 1 garrafa a cada 6 convidados, já que uma garrafa pode render 6 taças. 
  • Coquetéis alcoólicos: 2 litros a cada 15 convidados, o que é em torno de 130ml de bebida alcoólica por drink, neste caso. 
  • Sucos ou refrigerantes: 600ml por convidado. Caso você pense em servir chás e outras bebidas não alcoólicas, você pode considerar 400ml de cada, por convidado. 

Esperamos que tenham gostado das dicas! E, não esqueça, em qualquer comemoração, o mais importante é celebrar o amor e amizade! Portanto, aproveite 😉 

Veja também >> Infográfico: Entenda o rótulo da Água Mineral