Os benefícios da água para o emagrecimento e a manutenção do peso

22 de junho de 2018. Categoria(s) Saúde

Portrait of a young attractive girl drinking water in the kitchen. Health care concept photo, lifestyle

O nosso corpo possui em média de 60 a 68% de água em sua composição e alguns especialistas recomendam tomar pelo menos 2 litros de água por dia, todos os dias. Não é por menos, já que a hidratação do corpo é essencial para o bom funcionamento dos órgãos. Mas a água traz muitos outros benefícios, um deles é ajudar no emagrecimento. Sim! A água pode ajudar no combate aos quilos indesejados.

Inclusive, a água é uma das maiores aliadas para combater o peso. Por não ter açúcares e outros conservantes, é a bebida ideal.

 

 

Água para comer menos

Além de manter o corpo desintoxicado, a água ajuda a pessoa a comer menos. Uma estratégia indicada por especialistas é consumir dois copos antes das refeições. Quando se faz isso, a pessoa se sente satisfeita antes do previsto, evitando uma alimentação exagerada. Com isso, a água também promove a liberação de hormônios que indicam ao nosso cérebro que estamos satisfeitos. Outro fator benéfico da água é que, com a hidratação, a pessoa vai urinar mais, por isso eliminará mais sais, o que pode favorecer que ela desinche com mais rapidez.

Uma dúvida que precisa ser esclarecida é sobre consumir água durante as refeições. Ao contrário do que todo mundo pensa, a bebida é indicada e ajuda a digerir a comida. Um copo basta, sem exagero.

Segundo a Dra. Isis Toledo, médica especializada em emagrecimento e saúde, um corpo saudável depende muito da água, da sua hidratação. “A água participa de quase todas as reações que acontecem em nosso organismo, auxiliando na regulagem da temperatura corporal, na eliminação de toxinas, nos mantém hidratados, favorece a absorção dos nutrientes, entre outros benefícios. Ou seja, a água é fundamental para fazer com que todas as engrenagens do nosso corpo funcionem em perfeitas condições”, disse.

A médica considera o intestino como o nosso segundo cérebro. Para ela, o funcionamento adequado depende da hidratação. “Nosso intestino é completamente dependente de água e podemos afirmar que ele é o nosso segundo cérebro, é ali onde acontece a absorção de todos os nutrientes e é por meio dele que metabolizamos tudo que recebemos pela alimentação, interferindo também no processo de emagrecimento. Então, ter um intestino saudável e hidratado contribui muito nesse processo”, revelou a médica.

 

 

Vale lembrar que a água sozinha não faz mágica. É importante manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas frequentes para diminuir o peso e manter o corpo saudável por um bom tempo.
Gostou do nosso post? Então indique a leitura para um amigo e não deixe de acompanhar as novidades do nosso site.