top of page

Como fazer as crianças beberem mais água durante o verão

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Estamos na época mais quente do ano e, mesmo com toda a diversão que o verão pode trazer, o nosso corpo não se distrai e pode sentir as consequências se faltarmos com alguns cuidados básicos.


Embora seja fundamental fazer a hidratação necessária todos os dias, em qualquer época do ano, no verão esse cuidado é ainda mais importante, uma vez que a desidratação pode ocorrer mais facilmente, especialmente em crianças. Por isso, durante a estação mais quente do ano, é vital consumir mais água do que em outras épocas.


A questão, no entanto, é que se para os adultos lembrar de consumir a quantidade de água adequada pode ser uma tarefa difícil, para as crianças é muito mais. Nessa época do ano, em que as férias chegam e as brincadeiras tomam conta da rotina, as crianças costumam suar mais e se desidratar com facilidade, já que raramente pedem água espontaneamente. Mas como fazer para que elas bebam mais água?


Para ajudar nessa tarefa, aí vão algumas sugestões para acrescentar mais água no cotidiano das crianças:


Ofereça água com frequência


Entre uma brincadeira e outra, especialmente nos momentos mais quentes do dia, lembre-se de oferecer água aos pequenos. Quanto menor a idade da criança, maior é a dependência de um adulto para essa tarefa.


Portanto, se for necessário, coloque o despertador para alguns momentos específicos do dia, para ajudá-lo a lembrar de oferecer água às crianças, outra opção é instalar um aplicativo com essa finalidade em seu celular, já existem vários –  aproveite para tomar alguns copos também.


Torne a ocasião divertida


Para crianças um pouco mais resistentes, tornar a ocasião divertida pode ser uma boa pedida. Tente inovar nos recipientes em que colocará a água. Usar copos coloridos ou de personagens, por exemplo, pode ser uma boa ideia para fazer com que as crianças bebam mais água.


Mantenha garrafinhas à mostra


Mantenha garrafinhas da Água Mineral Santa Rita à disposição das crianças, de maneira que elas consigam acessá-las facilmente caso bata aquela sede. Essa simples atitude pode ser importante para as crianças beberem mais água, principalmente para aquelas um pouco maiores, que já andam sozinhas e têm maior autonomia. Essa é uma boa forma de começar a induzir a criança para que adquira esse bom hábito.  


As frutas podem ser boas aliadas


Essa dica é valiosa para crianças e até mesmo para alguns adultos que não conseguem tomar a quantidade de água suficiente durante o dia. Picar frutas e colocar dentro da garrafinha, jarra ou copo é uma ótima alternativa. Opte por frutas que sejam preferidas pela criança e, se possível, aquelas que costumam “soltar” mais sabor, como o morango, a laranja, a maçã, a uva e o limão.


O exemplo é o melhor caminho


O exemplo de um adulto é sempre importante e nesse caso não é diferente. Procure mostrar para a criança que beber água com frequência é um hábito saudável e fácil de ser assumido. Ao beber mais água, ofereça à criança para que beba com você e incentive esse momento de aproximação, tornando-o ainda mais prazeroso.



Essas são algumas dicas de como incentivar o consumo de mais água entre as crianças no verão. Você também pode ter muitas outras ideias, de acordo com a sua rotina e as preferências das crianças à sua volta.


Por fim, é importante garantir que a água consumida seja de qualidade! Dê preferência àquela que tem menos sódio e a fonte hidromineral mais confiável: a Água Mineral Santa Rita.  

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page