Carnaval: mantenha a hidratação e caia na folia

9 de fevereiro de 2018. Categoria(s) Saúde

agua-carnaval-

Está aberta a temporada de fantasias, brilho, escolas de samba e muita alegria!

O carnaval brasileiro movimenta todo o País e cada região tem suas festas típicas, seus blocos tradicionais e suas escolas de samba. Independentemente da forma que você irá passar o carnaval na praia ou no campo –, o ideal é estar preparado e manter alguns cuidados com a saúde para aproveitar ao máximo a folia.

A estação mais quente do ano coincide com as festas de carnaval e, para manter a hidratação, nosso corpo necessita da ingestão diária de dois a três litros de água, antes mesmo do início da folia.

Mantenha-se hidratado para que a diversão comece, evolua e termine bem, minimizando o risco de desidratação. Se você vai aproveitar o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele com filtro solar, bonés ou chapéus, usar roupas e calçados confortáveis e estar sempre com uma garrafinha de água à mão para se hidratar.

Para não perder o ritmo e se prevenir de uma baixa de energia causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, consuma, além de muita água, bebidas nutritivas como sucos naturais de frutas, água de coco ou bebidas isotônicas, que ajudam a repor os minerais perdidos.

Durante a folia, alimentar-se a cada 3 horas é fundamental para permanecer bem disposto e evitar baixas na imunidade. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas e sanduíches naturais.

O nosso corpo precisa de seis a oito horas de descanso por dia para se regenerar.  

Quando não temos esse o período de descanso, fica mais difícil manter o ritmo nos quatro dias de folia. Assim, para que suas energias não acabem antes do carnaval, opte como compensação. Se dormir até mais tarde não for possível, tire um cochilo durante o dia para ajudar na recuperação do organismo e do sono.

Para aproveitar ao máximo o carnaval de maneira responsável, caso tenha exagerado no consumo de bebidas alcoólicas, redobre a atenção e beba bastante água, consuma alimentos nutritivos e descanse o tempo suficiente para a recuperação total das energias.

 

Leia também: Sintomas de desidratação: cuidados que você deve ter no verão


Em algum momento, seja durante ou ao fim da maratona de folia, o corpo dará sinais de cansaço ou esgotamento. Muitas vezes, os blocos de carnaval começam de dia e as escolas de samba e festas seguem noite adentro.

Passado o carnaval, continue mantendo a hidratação com muita água e dê preferência a alimentos leves, com pouco sal e gordura, pois dessa maneira você potencializará a desintoxicação e o reequilíbrio do organismo.

A Água Santa Rita possui baixa concentração de minerais, como o sódio, e sua excelente composição química garante a qualidade da água mineral, sendo considerada uma das melhores da Região Sul do Brasil.

 

Infográfico Gratuito: 10 doenças que podem ser prevenidas bebendo água