Vai um chai para esquentar?

20 de julho de 2018. Categoria(s) Saúde

chai

Massala chai, ou apenas chai, é uma tradicional bebida indiana feita a partir da mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas. A receita original associa as folhas da Camellia Sinensis a uma mescla de especiarias, que variam de acordo com a região do país. Existem mais de 3 mil variações de chai na Índia.

A receita mais comum do tradicional chai, no entanto, é a que combina chá preto, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, pimenta e cardamomo. Por influência da colonização inglesa, o chai costuma ser servido com leite, adoçado com açúcar ou mel e derramado de um bule com alguma distância da xícara, para favorecer a formação de espuma.

No Brasil, é normalmente conhecido como chai latte e vem ganhando fama entre os brasileiros, tanto por seu sabor peculiar quanto pelos benefícios oferecidos à saúde. Além disso, é um substituto saudável para o café – seria preciso beber três xícaras de chai para obter a mesma quantidade de cafeína que uma única xícara de café possui.

Leia também: Como incluir hábitos saudáveis à sua rotina

Repleto de ervas aromáticas e sabores especiais oriundos das especiarias indianas, o chai tem sido usado há milhares de anos para promover a saúde geral e o bem-estar, bem como para tratar várias doenças.

De acordo com a filosofia e medicina ayurvédica (indiano antigo), essas especiarias são consideradas “sattvicas”, ou calmantes, vitalizantes e mentalmente esclarecedoras o antídoto perfeito para as tensões do dia a dia.

Conheça as propriedades de cada ingrediente do chai

O chá preto é o último estágio de maturação do chá verde e apresenta uma maior concentração de propriedades energéticas e digestivas.

A canela é utilizada para aumentar a circulação, abrir a respiração, aumentar a vitalidade e reduzir a fadiga.

O gengibre é um estimulante natural para o sistema circulatório e imunológico e é muito usado para tratar a saúde bucal.

O cardamomo é um tempero popular tanto na preparação indiana quanto na chinesa e beneficia os pulmões, os rins e o coração.

A pimenta preta é rica em antioxidantes e acelera o metabolismo.

O cravo-da-índia é utilizado pelos chineses desde 300 a.C. e possuem propriedades antissépticas e analgésicas.

A noz-moscada tem sido usada há séculos para promover a digestão de alimentos pesados, tratar problemas renais e linfáticos.

O leite é rico em proteínas e cálcio, sendo uma bebida saudável. Quem possui restrição alimentar pode substituir o leite integral pelo desnatado ou zero lactose. Já os alérgicos à proteína do leite ou veganos podem utilizar leite de amêndoas, aveia, coco ou arroz.

Leia também: Os benefícios da água para o emagrecimento e a manutenção do peso

Como preparar

Aqueça 300 ml de água, 300 ml de leite, 3 pauzinhos de canela, 2 sementes de cardamomo, 2 grãos de pimenta preta, 4 cravos-da-índia, meia noz-moscada ralada e 3 colheres de sopa de gengibre ralado. Quando estiver próximo de ferver, despeje 4 colheres de sopa de chá preto, desligue o fogo, cubra e deixe em infusão por 4 minutos. Depois, coe e sirva ainda morno, adoçando com açúcar ou mel. Para servir, polvilhe canela em pó sobre o chai ou decore com anis estrela.

Benefícios

Aumenta a energia vital

O chai contém estimulantes naturais, devido às propriedades do chá preto, rico em energéticos. O consumo é indicado para o início do dia e após as refeições, pois age no sistema nervoso ampliando a concentração e o alerta.

Aumenta a imunidade

As especiarias contidas no chai melhoram a resposta imunológica do organismo. O gengibre e a canela são eficazes no alívio de sintomas de resfriados, agindo como antifebril e descongestionante.

Acelera o metabolismo

A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, promovendo a queima de calorias de forma mais rápida e intensa.

Auxilia na saúde cardiovascular

A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gordura no sangue e impedem o aumento da pressão arterial, reduzindo consequentemente os riscos de doenças cardiovasculares.

Auxilia na digestão

Ao potencializar as atividades do estômago, as propriedades anti-inflamatórias que compõem o chai impulsionam a digestão de forma natural e saudável, eliminando a sensação de inchaço e mal-estar.

Leia também: Substitutos naturais para o açúcar: conheça 3 boas opções