top of page

Vai um chai para esquentar?

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Massala chai, ou apenas chai, é uma tradicional bebida indiana feita a partir da mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas. A receita original associa as folhas da Camellia Sinensis a uma mescla de especiarias, que variam de acordo com a região do país. Existem mais de 3 mil variações de chai na Índia.


A receita mais comum do tradicional chai, no entanto, é a que combina chá preto, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, pimenta e cardamomo. Por influência da colonização inglesa, o chai costuma ser servido com leite, adoçado com açúcar ou mel e derramado de um bule com alguma distância da xícara, para favorecer a formação de espuma.


No Brasil, é normalmente conhecido como chai latte e vem ganhando fama entre os brasileiros, tanto por seu sabor peculiar quanto pelos benefícios oferecidos à saúde. Além disso, é um substituto saudável para o café – seria preciso beber três xícaras de chai para obter a mesma quantidade de cafeína que uma única xícara de café possui.



Repleto de ervas aromáticas e sabores especiais oriundos das especiarias indianas, o chai tem sido usado há milhares de anos para promover a saúde geral e o bem-estar, bem como para tratar várias doenças.


De acordo com a filosofia e medicina ayurvédica (indiano antigo), essas especiarias são consideradas “sattvicas”, ou calmantes, vitalizantes e mentalmente esclarecedoras – o antídoto perfeito para as tensões do dia a dia.


Conheça as propriedades de cada ingrediente do chai


O chá preto é o último estágio de maturação do chá verde e apresenta uma maior concentração de propriedades energéticas e digestivas.


  • Canela: é utilizada para aumentar a circulação, abrir a respiração, aumentar a vitalidade e reduzir a fadiga.

  • Gengibre: é um estimulante natural para o sistema circulatório e imunológico e é muito usado para tratar a saúde bucal.

  • Cardamomo: é um tempero popular tanto na preparação indiana quanto na chinesa e beneficia os pulmões, os rins e o coração.

  • Pimenta preta: é rica em antioxidantes e acelera o metabolismo.

  • Cravo-da-índia: é utilizado pelos chineses desde 300 a.C. e possuem propriedades antissépticas e analgésicas.

  • Noz-moscada: tem sido usada há séculos para promover a digestão de alimentos pesados, tratar problemas renais e linfáticos.

  • Leite: é rico em proteínas e cálcio, sendo uma bebida saudável. Quem possui restrição alimentar pode substituir o leite integral pelo desnatado ou zero lactose. Já os alérgicos à proteína do leite ou veganos podem utilizar leite de amêndoas, aveia, coco ou arroz.



Como preparar


Aqueça 300 ml de água, 300 ml de leite, 3 pauzinhos de canela, 2 sementes de cardamomo, 2 grãos de pimenta preta, 4 cravos-da-índia, meia noz-moscada ralada e 3 colheres de sopa de gengibre ralado. Quando estiver próximo de ferver, despeje 4 colheres de sopa de chá preto, desligue o fogo, cubra e deixe em infusão por 4 minutos. Depois, coe e sirva ainda morno, adoçando com açúcar ou mel. Para servir, polvilhe canela em pó sobre o chai ou decore com anis estrela.


Benefícios


  • Aumenta a energia vital;

  • O chai contém estimulantes naturais, devido às propriedades do chá preto, rico em energéticos. O consumo é indicado para o início do dia e após as refeições, pois age no sistema nervoso ampliando a concentração e o alerta;

  • Aumenta a imunidade;

  • As especiarias contidas no chai melhoram a resposta imunológica do organismo. O gengibre e a canela são eficazes no alívio de sintomas de resfriados, agindo como antifebril e descongestionante;

  • Acelera o metabolismo;

  • A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, promovendo a queima de calorias de forma mais rápida e intensa;

  • Auxilia na saúde cardiovascular;

  • A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gordura no sangue e impedem o aumento da pressão arterial, reduzindo consequentemente os riscos de doenças cardiovasculares;

  • Auxilia na digestão;

  • Ao potencializar as atividades do estômago, as propriedades anti-inflamatórias que compõem o chai impulsionam a digestão de forma natural e saudável, eliminando a sensação de inchaço e mal-estar.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page