top of page

Vestibular e Concurso: você sabia que beber água durante as provas pode melhorar seu desempenho?

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Estudos comprovam que beber água durante a realização de provas, pode melhorar a capacidade cognitiva e desempenho de estudantes. Acompanhe abaixo os motivos e dicas que podem lhe auxiliar durante provas, como o vestibular e concursos. 


A BBC, em 2012, para reforçar a importância do consumo de água entre os estudantes, publicou uma pesquisa realizada pelas Universidades de East London e Westminster, com os resultados de estudos feitos a partir do consumo de água por estudantes. 


A pesquisa concluiu que as notas foram cerca de 5% melhores para os estudantes que beberam água durante as provas, principalmente, em razão:


Benefícios fisiológicos


Nosso corpo é composto, em sua maior parte, por água e, esse é um componente extremamente importante para o bom funcionamento das células, músculos e órgãos, incluindo o cérebro, o qual é 90% composto por água.


Assim, ao manter o corpo hidratado, as sinapses ocorrem com mais facilidade e rapidez, resultando em um melhor raciocínio.


Além disso, reportagem publicada pela UNASP traz que ” há ainda teorias hormonais sobre como a desidratação afeta o cérebro e é possível que a água conserte este desequilíbrio também, já que 80% do corpo é composto por água.” 


Redução da ansiedade


Além dos benefícios fisiológicos quanto ao raciocínio, os autores do estudo acreditam que o consumo de água auxilia no alívio da ansiedade durante as provas, o que por vezes, é um dos principais motivos de mau desempenho em provas de vestibular. 

Apesar de pesquisas futuras ainda serem necessárias para entender melhor os motivos do aumento do desempenho dos estudantes que bebem água durante as atividades intelectuais, o impacto positivo da água já é comprovado.


Então, aí vão algumas dicas pra você se manter hidratado durante as provas: 


1. Leve uma garrafa de Água Mineral Santa Rita para sua prova de vestibular ou concurso


Leve sua garrafa de Água Mineral Santa Rita de casa, e a garrafa já é transparente como seguem as exigências dos editais! Evite deixar para comprar sua água no local, assim você fica tranquilo e não corre o risco de ficar sem ou de chegar atrasado no local da sua prova.


ATENÇÃO: A maior parte dos editais solicita que as garrafas sejam transparentes e que os rótulos sejam retirados. Portanto, fique atento à estes detalhes e, qualquer dúvida, fale com os fiscais de prova.


2.Evite ficar com sede


Segundo os estudos citados anteriormente, quando ficamos com sede, parte de nossa concentração começa a se direcionar para este desconforto. Então, sentiu sede? Beba um gole de água, para manter-se focado no essencial.


3. Cansou ou deu sono?


Algumas provas como as de vestibular e concursos, são bastante extensas e costumam ser cansativas.


Assim, outra dica simples e valiosa é: Cansou ou deu sono? Pare a prova, largue a caneta um minuto, respire fundo e com calma para oxigenar o cérebro, e beba um gole de água. Certamente você vai se sentir melhor depois disso.


E para finalizar a dica principal é: Confie em você!


Estamos torcendo pra você tenha uma boa prova, e estaremos juntos, em forma de água, neste momento tão especial!

635 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page