top of page

Fonte de inspiração: conheça a história do 4 Estações Restaurante

Atualizado: 22 de nov. de 2021

– Era um sonho que eu tinha e que hoje já completa nove anos. Acho que a razão para tudo ter dado certo é que há muita vontade, muito carinho e amor pelo que eu faço todos os dias.


A empresária Sandra Stuart dispara essa frase no topo de seus 52 anos com todo o carinho de uma pessoa realmente apaixonada pelo que faz. Mas se você perguntasse para a jovem ainda nos corredores da graduação de Serviço Social se ela um dia abriria um restaurante, possivelmente a resposta seria um não acompanhado de uma risada. É que à época esse amor pela cozinha era apenas um hobby.


Foi quando se viu entre empregos que Sandra começou a levar o talento e o hobby a sério. Primeiro, fazendo encomendas para amigos. Depois, cobrando por elas. Mais tarde, trabalhando em uma cozinha de um restaurante da cidade. E esses anos atrás do fogão ensinaram muito além de combinação de temperos e sabores. Ensinaram como é o dia a dia de um restaurante e todo o necessário para fazê-lo funcionar.


4 Estações Restaurante


A concretização do sonho e o início do 4 Estações Restaurante


Em 2007 todo o aprendizado resultou em um novo desafio: abrir seu próprio restaurante em Florianópolis. E assim nasceu o 4 Estações, restaurante a quilo no Passeio Primavera, na SC-401, e que desde 2014 conta também com uma segunda unidade no bairro Santa Mônica.


– Desde que abrimos o restaurante tivemos um negócio bastante próspero – financeiramente sempre foi bastante tranquilo. Sentimos pela primeira vez a crise no ano passado (2016) e já iniciamos uma reestruturação grande no restaurante. Queremos analisar com cuidado os cargos, as responsabilidades de cada um, onde estão nossos ralos de gastos que podem ser estancados, como podemos produzir de forma mais otimizada – pondera.


A calma e o olho atento em cada detalhe do andamento dos negócios são alguns dos segredos de sucesso de Sandra, que até hoje assina o cardápio que mistura elementos brasileiros às cozinhas tradicionais – como árabe e alemã, por exemplo. O outro é a constante presença da família. Hoje, tanto os pais da empresária quanto os filhos dela atuam em trabalhos administrativos no restaurante.

4 Estações Restaurante

– Somos uma empresa muito familiar! É muito bom porque você percebe aquela dedicação extra por ser da família. Todos querem e se esforçam muito para que a empresa prospere. E apesar de termos algumas divergências, especialmente pela diferença de gerações, conseguimos manter um ambiente tranquilo – aponta.


Esse embate de gerações é, na visão de Sandra, um atributo interessante. Os filhos trazem novidades e as tendências inovadoras que estão correndo pelo mundo. Já os pais conferem mais serenidade e ponderações aos negócios.


É nessa mistura que Sandra começa a projetar os próximos passos do restaurante. E a dica para quem quer tirar o sonho do papel e também começar a empreender é essa:


– Eu sempre digo que é melhor ganhar menos, mas ganhar sempre. Ou seja, mesmo que a sua margem de lucro seja menor, trabalhe para fidelizar seus clientes. E a qualidade é uma maneira excelente de fazer isso. É o meu norte desde o início.

E ainda completa:


– Antes de qualquer coisa, temos de descobrir o que é que a gente realmente gosta de fazer. Aí é baixar a cabeça e colocar a mão na massa! Sem trabalho nada acontece.


cta_rodape
135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page